Brasil/L10n

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search
L10n logo.png

L10n é mais do que simplesmente traduzir um material (seja o site da Mozilla, e as campanhas que ela realiza, ou os softwares que ela fornece como o Firefox ou o Thunderbird) localizar é o processo de traduzir o conteúdo de um idioma (por exemplo o inglês, en-US) para o seu idioma nativo (no nosso caso, português do Brasil, pt-BR), adequando os termos para que a comunidade falante do idioma possa compreender tanto para usar o material mas o mais importante, compreender a mensagem que está sendo passada!

Começando

Para participar como voluntário do time de localização você tem três opções, realizar localizações no Pontoon, no SUMO ou na MDN. Cada um tem um nível de complexidade diferente do outro e uma linguagem própria. De forma resumida, abaixo você pode encontrar uma breve descrição do que cada plataforma faz, e o nível do idioma inglês necessário para realizar a localização em cada um.

Pontoon

O Pontoon é responsável pelos sites oficiais da Mozilla e alguns outros sites de campanhas. No Pontoon você não tem a necessidade de um conhecimento em inglês avançado. Para realizar localização no Pontoon, acesse aqui.

Suporte Mozilla (SUMO)

O SUMO é responsável pelos artigos de suporte. No SUMO você tem artigos mais extensos, então é necessário um conhecimento médio de inglês aliado a atenção e linguagem clara e acessível, pois estamos falando com um usuário. Os artigos do SUMO estão na Base de Conhecimento do SUMO (em inglês, Knowledge Base - KB), para realizar a localização no SUMO, acesse aqui.

Mozilla Developer Network (MDN)

Na MDN você irá localizar os artigos técnicos de desenvolvimento para Web, é importante que você tenha um conhecimento bom em inglês além de ter interesse na área técnica e de desenvolvimento para Web, pois os artigos tratam basicamente disso lá. Para realizar localização na MDN, acesse aqui.

Em todos as plataformas, você precisa ter uma conta de acesso. Escolha uma das áreas que mais você tem interesse. Se você quer ver os sites das Mozilla e os produtos (família Firefox e o Thunderbird) localizados, acesse o Pontoon, se gosta de ajudar as pessoas na resolução de problemas ou configurações do Firefox e Thunderbird, acesse o SUMO. E se você gosta mais da área de desenvolvimento e quer ajudar a disponibilizar material de qualidade para outras pessoas aprenderem desenvolvimento para a Web, acesso a MDN.

Recursos

Onde obter ajuda

Facilitadores

Se você ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda adicional contate um de nossos facilitadores:
Marco Aurélio Krause (Pontoon/SUMO) - Telegram: @makrause - E-mail: fxhelp [at] yahoo.com
Mariana Ribeiro (MDN) - Twitter: @mariana_comp - Telegram: @meldenne - E-mail: 33marian [at] gmail.com
Maykon Chagas (Pontoon) - Twitter: @mchagas - Telegram: @maykonchagas - E-mail: mchagas [at] riseup.net
Thiago Policena (SUMO) - Twitter: @thiagopolicena - Telegram: @thiagopolicena - E-mail: thiagopolicena [at] gmail.com
Samuel Santos (Pontoon/SUMO) - Telegram: @samuelms79 - E-mail: samuka.bjm [at] gmail.com