BrazilianEvents:2010/FISL:2010

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search

Informações básicas / Basic information

[en-US] This is the plan for Mozilla participation in Fórum Internacional do Software Livre 11 (FISL), which will take place from July 21th to 24th, 2010 at Centro de Convenções da PUC-RS in the city of Porto Alegre, Brazil. Information in this doc can be displayed in either english or portuguese. Feel free to use the language you're most familiar with and if you have any doubt please contact Bruno Magrani (bmagrani@mozilla.com) or sarah em mozilla dot com.

[pt-BR] Este é o plano de participação da Mozilla no Fórum Internacional do Software Livre 11 (FISL), que ocorrerá entre 21 e 24 de julho de 2010 no Centro de Eventos da PUC-RS em Porto Alegre, Brasil. As informações contidas neste documento podem ser inseridas em inglês ou português. Fique à vontade para usar a língua com a qual tiver maior familiaridade e se tiver alguma dúvida, por favor contate Bruno Magrani (bmagrani@mozilla.com) or sarah em mozilla dot com .


Para organizar nossa participação no FISL neste ano, gostaríamos de primeiro saber como você pensa em participar. A participação pode se dar tanto através da apresentação de palestras no FISL cujo tema seja de interesse da comunidade da Mozilla, quanto com atividades de divulgação do Firefox e "recrutamento" de voluntários para o projeto (como por exemplo: representantes universitários ou colaboradores em geral).

Essa lista será útil para: (i) identificar quem participará do FISL e quem precisaria de eventual auxílio da Mozilla para participar; (ii) coordenar os esforços e evitar duplicidade de trabalho; (iii) identificar quais participantes da Mozilla nos EUA seria interessante trazer para o FISL; entre outros.

FISL-approved main Talks from contributors

FISL-approved Drumbeat Talks

  • Palestra - Drumbeat, com Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation
    • Description: A Drumbeat é uma comunidade global de pessoas que usam e amam a web, e que querem atuar para mantê-la aberta e livre. É um espaço de colaboração para qualquer um que queira usar as suas capacidades e sua criatividade em prol de uma internet melhor - ensinando, comunicando, fazendo arte, produzindo audiovisual. A missão da Fundação Mozilla é cuidar da natureza aberta e livre da internet. 20.000 colaboradores fizeram isso quando construíram o Firefox - eles nos ajudaram a tomar a internet de volta. E é exatamente para continuar com esse trabalho que a Mozilla está começando a Drumbeat. Nessa palestra, Mark Surman, diretor executivo da fundação, conta mais sobre essa ideia, que foi lançada no Brasil em março e desde então está sendo construída por colaboradores de todo o país. E ainda anuncia a seleção de um projeto brasileiro para uma bolsa especial da Drumbeat, no valor de US$5,000.00.


  • Palestra - Open Web Career (Projeto Drumbeat), com Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation.
    • Description: No projeto Open Web Career, a Drumbeat está construindo um currículo básico para treinar desenvolvedores com skills de open web. Pequenos grupos de estudantes motivados trabalham em torno de um conjunto de materiais livres, para responderem, de forma autônoma, a problemas pré-definidos -- usando tecnologias abertas e construindo assim uma internet melhor. A ideia é que todos os cursos tenham um formato pioneiro, e sejam ministrados na Peer 2 Peer University (P2PU) -- encorajando a experimentação, o auto-aprendizado, e ajudando os participantes a construirem capacidades que são cruciais no mercado contemporâneo. Nessa palestra, Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation, fala sobre esse projeto e sobre possíveis novos cursos em português, que devem começar em Setembro/2010.
  • Palestra e abertura - WebMadeMovies <VIDEO> Sprint, com Brett Gaylor, proponente do WebMadeMovies (Projeto Drumbeat) e diretor do documentário RIP - Remix Manifesto
    • Description: No projeto WebMadeMovies, a Drumbeat está criando um laboratório de inovação para transformar o jeito que nós criamos e experimentamos vídeo na web. É uma forma de videomakes e desenvolvedores de software trabalharem juntos para criar vídeos em um processo aberto, livre e participativo. A ideia é criar, com colaboração de cineastas, de produtores de vídeo profissionais e amadores, um repositório de vídeos livres que contam a história da internet aberta, para agregar a inventividade dos hackers e desenvolvedores, e chegar assim ao "estado da arte" do vídeo online. Nessa palestra, Brett Gaylor, proponente do WebMadeMovies e diretor do documentário RIP - Remix Manifesto, fala sobre novas formas de trabalhar com vídeo na web, e dá a partida para o WebMadeMovies <VIDEO> Sprint -- uma maratona com 48h de captação, produção e edição; e mais 24h de hacking de vídeos livres.
  • Sessão sobre HTML5 Video (parceria com a Aliança do Vídeo Livre)

Propostas de Painéis ou outras Atividades Mozilla

Outras talks e projetos ou atividades Mozilla.

# Nome email Título da Palestra Resumo da Palestra Relaciona com Qual Projeto Mozilla Sugestões e comentários gerais

Propostas de ações de divulgação do Firefox no FISL / Proposals for spreading Firefox in FISL

lightning demonstrations - July 2010

This section is not yet approved to be shown in FISL but it serves as a gathering for project authors and interested contributors. It serves as a space where a contributor can also show the work now and we don't have to wait for specific date event. While it is not yet related to FISL, it goes with the FISL flow, and it could lead to become a session in FISL perhaps. I realized that a lot of people have partial work that may not be a full presentation ( like things that can be done in 3-5 minutes ) and this would be a great opportunity for people to show their Mozilla related work to the world.

Put your name, your project, link if you have.

# Nome email 3 min activity ( demo, ImInvolved, CrazyIdea, GetInvolved )
# Atenas da Costa from Argentina and Lourdes Castillo from Paraguay atenas.dacosta@gmail.com / loucastillo@mozillaparaguay.org Womoz - What can we do in order to get more girls in Mozilla?
# Santiago Hollmann from Argentina santiago.hollmann@gmail.com Brainstorming: How can we earn mony with Mozilla's add-ons?(developing?giving lectures? teach at university?)
# Marcio from Sao Carlos Contact in mozBr list DEMO: BrowserTuning, a personas designer generator tool for Firefox 3.6
# Felipe Nascimento de Moura felipenmoura@gmail.com Demo: Innovative ways to use canvas and save localization work Firefox Cup Twitter
# Marcio from Sao Carlos Contact in mozBr list Demo: CamCanvas, sending a Webcam image to Canvas and Manipulation
# Fatima Conti fconti@gmail.com Zotero [1], a extension to create references

Participantes

Veja a página de participantes do FISL 2010 para confirmar sua participação e informar se você precisará de auxílio da Mozilla para ir ao evento.

Community Participation in Booth and Other Activities

Please sign up at Mozilla Community Activities in FISL11 in order to help in Mozilla booth and other activities for spreading Firefox in FISL.

Contact information

  • Marcio Galli - mgalli em taboca pont com